Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil

Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil

11 de dezembro de 2019 1 Por Ilma Ferreira

Veja aqui 6 roteiros incríveis para viagem de moto pelo Brasil

As férias estão chegando e as estradas ficam tomadas de movimento nessa época, pensando nisso, separamos alguns roteiros para quem quer fugir da muvuca no melhor estilo e liberdade que só uma moto pode proporcionar!

Para quem gosta de pilotar, sabe que o destino é o que menos importa, o bom mesmo é aproveitar a jornada.

Pensando nisso, aqui vai algumas dicas de roteiros para viagem pelo nosso Brasilzão que é lindo e tem muito lugar bacana para conhecer.

Veja aqui dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil

Colônia Witmarsum – PR

Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil – Witmarsum

A Colônia Witmarsum fica situada na cidade de Palmeira, a apenas 60 quilômetros de Curitiba. O lugarejo possui muito da influência germânica em sua arquitetura, no comércio e na gastronomia.

Inclusive, muita gente vai a colônia exclusivamente pela gastronomia, o lugar conta com cafés coloniais que dispõem de pratos tradicionais e iguarias locais, como eisbein (joelho de porco), chucrute, cervejas artesanais e salsichas.

O local também conta com lojas de artesanatos e é possível encontrar muitos produtos coloniais para venda em todo o comércio, como compotas, bolos, biscoitos, doces, conservas, salsichas e sucos naturais.

O ponto de encontro de motociclistas é a famosa Confeitaria Kliewer, o local que começou com um casal em busca de um complemento de renda com venda de pães e biscoitos, se transformou numa confeitaria que serve café colonial e abre todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.
O Kliewer atende das 8h às 17h e custo R$38 dia de semana a R$40 fins de semana e feriados.

Para chegar a Witmarsum, é só seguir pela BR-277 até a altura do posto policial de São Luiz do Purunã e pegar um dos acesso à colônia, os acessos são sinalizados.

Serra do Rio do Rastro – SC

Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil – Rio do Rastro

Esse trajeto já é muito conhecido pelos motociclistas, a Serra do Rio do Rastro é com certeza uma das estradas mais bonitas do Brasil. O trecho da SC-438 liga as cidades de Bom Jardim da Serra a Lauro Miller em Santa Catarina, a estrada tem 35 km, com uma subida a 1.467 metros de altura.

Apesar da beleza e exuberância da mata atlântica, não recomendamos essa viagem no inverno, pois essa região sofre com altas quedas de temperatura e a pista fica escorregadia por conta da camada de gelo sobre a pista.

Rota Romântica (RS/SC)

Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil – Rota Romântica

Para os aficionados em viagem a dois, esse é o roteiro.
Passando pela maior estrada do Brasil, esse trecho da BR-116 que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis tem paisagens encantadoras. Passando por 14 municípios ao longo do percurso. São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Também conhecida como via-serrana, a rota romântica conta com muitos pontos turísticos e muitos vales, vilarejos, mirantes, além de muito verde.

Estrada Real (MG/RJ)

Dicas de roteiros para viagem de moto pelo Brasil – Estrada Real

Considerada uma das maiores rotas turísticas do Brasil, são mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O trecho é um tesouro histórico que surgiu em meados do séculos 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas foram delegadas pela realeza e ganharam o nome de Estrada Real.

A Estrada Real conta com quatro caminhos:

  • Caminho Velho: É o mais antigo, também conhecido como Caminho do Ouro. Liga Ouro Preto a Paraty.
  • Caminho Novo: Criado como uma alternativa para o Caminho Velho, surgiu como uma forma de evitar ataques piratas da rota marítima entre Rio de Janeiro e Paraty. Vai de Ouro Preto ao Rio de Janeiro.
  • Caminho dos Diamantes: Ligava Diamantina, principal cidade fornecedora de diamantes, à sede da capitania, Ouro Preto.
  • Caminho de Sabarabuçu: Liga Cocais a Glaura, foi aberto para exploração de ouro na Serra da Piedade.

Rio-Santos (SP/RJ)

Para os apreciadores de belas praias o litoral Norte paulista é um prato cheio. São cerca de 457 km de extensão, a BR-101 chega até Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O trajeto percorre trechos de serra do mar e conta com várias praias como: Santos, Guarujá, Boraceia, Jureia, Juquehy, Maresias, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Paraty e Angra dos Reis.

Estrada da Graciosa – PR

Uma estradinha charmosa de 33 quilômetros de extensão, revestida de paralelepípedos que sai de Curitiba rumo a Antonina (PR-410).

A estradinha que é uma antiga trilha indígena e passou a fazer parte da rota dos tropeiros no século XVIII, é livre de ônibus e caminhões e é margeada pela mata atlântica nativa. A serra é cheia de curvas sinuosas e cortada por cachoeiras, riachos, montanhas e encostas.

O trajeto que antes era usado apenas como via de acesso a Morretes, hoje é parte da rota turística de natureza do Paraná, sendo reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e maior trecho preservado de Mata Atlântica do Brasil.

Veja também as Principais dicas para viajar de moto.