Como pilotar na chuva – veja as dicas

Dicas para pilotar na chuva

Como pilotar na chuva

Com as temperaturas baixas chegando e o clima mais chuvoso, nada melhor que tomar algumas providencias para evitar incomodo, desconforto e até mesmo doenças durante esse período. Por mais prudente que o condutor seja, ele sempre está sujeito a uma série de agentes externos que podem atrapalhar seu percurso. Como em situações de chuva, com piso molhado a atenção deve ser redobrada.

Reduza a velocidade

Essa dica é bem clichê, mas ela evita muitos transtornos. A pista molhada somada aos detritos soltos na mesma, favorecem a derrapagem, e considerando que nossas estradas não são das melhores, as ruas mais alagadas escondem pequenas armadilhas, como buracos e desníveis na pista. Reduzir a velocidade e duplicar a atenção podem evitar possíveis acidentes.

 

“Armadilhas”

Como citado acima, nessas condições é bom estar atento as “armadilhas” das estradas que passam despercebidas. Pintura como faixas de pedestre e outras tendem a ser mais deslizantes. Muito cuidado ao fazer uma curva, acelerar ou frear em cima delas, pode acarretar uma queda. Outro fator que também deve ser considerado são os bueiros, muitas vezes posicionados na curva, que além de deslizarem, muitos permanecem com a tampa quebrada ou sem tampa. Óleo na pista também é um vilão. Opte por trafegar no rastro dos veículos a sua frente, essa atitude te fará encontrar menos sujeira na pista. Evite passar por poças d’água ou lugares que não permitam total visualização do asfalto.

 

Seja suave nos comandos

A combinação de piso molhado e baixa aderência implicam em jamais acionar bruscamente os comandos como o acelerador, freios e câmbio. Uma outra dica é conhecer bem como sua moto se comporta em cada tipo de pavimento, pois os pisos molhados não são todos iguais. Freie e acelere com muita cautela. De preferência comece a frenagem com os freios traseiros, e aos poucos use o freio dianteiro. Nas saídas de curva, não acelere muito e mantenha a moto  menos inclinada possível

 

Pneus

É muito importante saber quais as condições de seus pneus para sua própria segurança. O T.W.I (tread wear indicator – índice de desgaste dos pneus) indica a profundidade dos sulcos do pneu. Esses sulcos são responsáveis pelo escoamento da água acumulada no piso. Outra dica a respeito dos pneus é sempre manter a calibragem de acordo com as recomendações do fabricante da motocicleta.

 

Mantenha distância

Na chuva, mantenha uma distância maior dos veículos. O tempo de reação é fundamental para evitar uma colisão. E de preferência, mantenha sempre os faróis acesos, mesmo durante o dia, isso facilita para que outros veículos te vejam na chuva.

 

Para diminuir o desconforto

Tanto quanto ao frio ou a chuva estar bem agasalhado pode prevenir resfriados e incômodos, recomendamos sempre que possível andar bem equipado e bem protegido. No frio o ideal é usar uma segunda pele para manter o corpo na temperatura correta, ainda mais considerando que o vento bate diretamente no peito. Luvas ou protetor de punho ajudam a proteger a mão do frio e da chuva. Roupa de chuva é essencial para quem tem apenas a moto como meio de transporte. Até mesmo em dias quentes, o clima pode mudar rapidamente e para evitar um banho, a roupa de chuva é um item indispensável. Uma bolsa estanque ou uma sacola para proteger os documentos, dinheiro e o celular também é indicado. Polainas ou botas impermeáveis ajudam a evitar permanecer o resto do dia com os pés molhados.

Equipamentos

O uso dos equipamentos completos pode salvar a sua vida.

Jamais economize em equipamentos de segurança.

Nunca ande com pneus carecas e fique sempre atento a calibragem. Use um bom capacete, ele pode salvar sua vida. Uma viseira limpa e sem riscos pode evitar transtornos.

Uma boa jaqueta ajuda a proteger coluna e cotovelos e também pode evitar muitos ralados a arranhões. Assim como calça, luva e bota para proteção.

Após a chuva lubrifique a corrente.

O retrovisor é seu aliado, habitue-se a controlar quem vem atrás.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *