Principais dicas para viajar de moto

Principais dicas para viajar de moto

Para uma boa viagem de moto o planejamento deve ser a primeira atitude a ser tomada.

Se preparar evita muitos imprevistos e possíveis problemas em seu percurso. Nada impede que você decida fazer uma viagem do nada e simplesmente pegue a estrada, porém planejar e tomar algumas pequenas providências antes de pegar a estrada pode evitar dores de cabeça.

O que é importante levar? 

Leve apenas o que for realmente necessário na viagem.

Roupa de chuva com certeza! Principalmente se a viagem passar por trechos de serra, onde o clima sofre mais oscilações, é recomendado sempre levar uma roupa de chuva para evitar aquele banho indesejado. Sem contar que o tempo pode mudar de uma cidade para outra.

Sacola plástica: Pelo mesmo motivo mencionado acima, uma sacola plástica ajuda a proteger a carteira, celular, documentos, dinheiro etc…

Apesar do calor, não abra mão de jaqueta, calça e botas (ou macacão). Luvas ajudam a proteger as mãos das queimaduras de sol.

Use sempre CAPACETE.

– Utilize óculos, caso seu capacete não possua viseira.

Procure sempre andar com roupas coloridas e adesivos refletivos principalmente a noite, facilita para que você seja visto.

Documentos: Documentos nem deveriam ser comentados, são imprescindíveis, para todo tipo de situação. Além do mais, você nunca sabe até onde vai querer dar uma esticadinha.

Um kit de parafusos, arruelas e porcas. Se a viagem for longa, o ideal é fazer uma visita ao seu mecânico para uma manutenção preventiva. É indispensável verificar as condições e calibragem dos pneus. Verificar nível do óleo e nível do fluido de refrigeração. Condições dos freios e faróis. Fixação dos retrovisores e regulagem do motor.

Bagagem

Cordinha, elástico ou rede para fixar bem sua bagagem, caso não tenha malas laterais ou alforjes. No caso de baús, tome cuidado na hora de equilibrar o peso da moto. Jamais deixe a bagagem ser fixada de modo frouxo. A moto é um veículo sensível à variação de carga, o que pode modificar o comportamento dinâmico em curvas e frenagens, o ideal seria evitar levar bagagens em excesso.

Rota

O auxílio de um mapa é muito útil e ajuda muito durante a viagem. O site estradas.com.br disponibiliza mapas e guias de cada estado. Mapas rodoviários também são ideais, pois mostram os postos de abastecimento e paradas. Programar as paradas de acordo com a autonomia da moto e seus limites físicos é o ideal.

Gasolina

Tente manter o tanque o mais cheio possível durante a viagem. Pesquise e planeje as paradas para abastecimento durante o percurso para evitar problemas com pane seca.

Pneus

Avaliar se os pneus não estão com desgaste excessivo para a distância que irá percorrer. Durante a viagem, faça inspeções do estado em que se encontra os pneus, para evitar dores de cabeça na estrada.

O que evitar?

Mochila nas costas. Elas provavelmente vão te cansar mais, dependendo o peso machucam. De preferência, regule a mochila para que ela fique apoiada no banco e alivie a carga das costas. Evite excesso de peso e de bagagem. Elas podem cair pelo caminho e causar acidentes.

 

Evite ao máximo andar com o capacete aberto. A proteção ao rosto é essencial. Uma pedra vinda em sua direção ou até mesmo os insetos podem machucá-lo e até mesmo derrubá-lo dependendo do susto e do estrago.

Evite corredores e acostamentos. A não ser que esteja tudo parado, evite os corredores para sua segurança. Apesar do acostamento ser próprio para paradas, esse é um lugar de risco para os motociclistas, principalmente risco de assaltos.

Se entrar muito rápido em uma curva, evite usar os freios dianteiros, pois eles podem mudar a direção da moto.

Em caso de queda, evite ficar segurando a moto. Solte-a o mais rápido possível, soltar da moto é mais seguro para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *