Saiba como efetuar o licenciamento 2019 de sua moto

Saiba como efetuar o licenciamento 2019 de sua moto

20 de maio de 2019 0 Por Ilma Ferreira

O licenciamento vence no segundo semestre!

No começo do ano, quem possui carro ou moto fica sobrecarregado de impostos. Além do imposto e do seguro obrigatório, os proprietários de motos e carros de passeio precisam pagar a taxa de licenciamento anual e solicitar a emissão do Certificado de Licenciamento e Registro de Veículos (CRLV) atualizado.

O que é o licenciamento e para que serve?

O licenciamento é uma taxa anual cobrada a todos os proprietários de veículos automotores. Essa taxa foi criada com a intenção do Detran verificar se os veículos estão dentro das normas de segurança impostas pelo próprio departamento de trânsito.

A taxa de Licenciamento 2019 é um imposto obrigatório para a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Sem esse documento, o motorista não pode transitar com seu veículo.

Para ajudá-los a entender a dinâmica desse imposto, trouxemos informações e dicas importantes a respeito da taxa de Licenciamento. Confira:

O valor do licenciamento a ser pago poderá ser consultado através do site do Detran. Nessa consulta é possível verificar a situação geral do veículo, bem como multas e infrações.

Como consultar?

Passo 1: Acesse a página de Consulta de Extratos no site do Detran PR através do endereço eletrônico a seguir: www.extratodebito.detran.pr.gov.br

Passo 2: Quando a página carregar, você verá um formulário. Nesse formulário será necessário informar o número do Renavam do veículo a ser consultado e o que aparecer na imagem de controle. Após preencher ambos os campos, clique em Pesquisar.

Passo 3: Dentro de poucos minutos será possível visualizar o valor a ser pago de Licenciamento 2019. Nessa mesma página o motorista poderá visualizar se há multas e quais são os valores das infrações recebidas.

Fique atento ao prazo

A tabela de licenciamento é divulgada pelo Detran, geralmente com a tabela do calendário de pagamento do IPVA. O calendário avisa os meses onde o pagamento deve ser efetuado de acordo com o número final da placa do veículo.

A tabela serve para informar os motoristas sobre o período para o pagamento ser realizado. Ela é atualizada todos os anos, por esse motivo é importante ficar de olho no calendário para saber em quais meses é possível realizar o pagamento.

Depois de saber qual é o mês de acordo com as informações do seu veículo, será necessário aguardar o recebido da guia para poder realizar o pagamento.

As guias têm vencimento máximo de 2 dias a partir de sua emissão. Após este prazo, você deverá emitir nova guia.

Como faço para pagar licenciamento 2019?

O Detran envia o extrato para pagamento do licenciamento para a residência dos motoristas. O documento é enviado até o vigésimo dia do mês correspondente ao pagamento.

Caso o motorista não receba ou tenha perdido o documento ele terá que ir ao Detran solicitar a segunda via do boleto.
Ou emitir a guia do licenciamento: no aplicativo, no site e nos totens do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Com a guia de pagamento em mãos,
ir em alguma agência das seguintes instituições:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Casa Lotérica.

Apresentar extrato, documento oficial com foto, Renavam do veículo a ser licenciado. Em caso de multas ou outras taxas pendentes, o motorista deverá pagar antes para poder realizar o pagamento do licenciamento.

Com o imposto pago, o Detran PR enviará o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para a residência do motorista dentro de poucas semanas.

E se eu não pagar?

Dirigir um veículo com o licenciamento atrasado é considerado infração gravíssima, em caso do motorista ser pago em uma blitz, ele receberá uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. Além de poder ter o veículo aprendido.

Com o Licenciamento Paraná atualizado o motorista poderá transitar com o seu veículo normalmente. Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do Licenciamento 2019 PR, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!